top of page

Semana da Música de Ouro Branco

A Semana da Música de Ouro Branco é um festival de música erudita que reúne ícones nacionais e internacionais da música erudita e estudantes de vários estados brasileiros e de países do MERCOSUL. Durante o festival, serão ministradas oficinas de instrumentos de cordas, sopros, apreciação musical, musicalização infantil e prática de orquestra; concertos gratuitos todos os dias e apresentações de grupos de câmara em centros comerciais, sociais e comunitários da cidade de Ouro Branco (MG).

A primeira edição foi realizada em 2004 e o festival já tem uma história de sucesso: 15 mil pessoas já presenciaram os concertos, mais de 1200 estudantes já participaram das oficinas e 300 postos de serviços diretos e indiretos foram gerados.

A Semana da Música tem como principais objetivos o aperfeiçoamento técnico e musical de estudantes, a promoção de intercâmbio cultural, a divulgação da música erudita e a ampliação do seu acesso. O festival é o maior evento da Casa de Música de Ouro Branco e visa também dar continuidade ao projeto de criação de novas alternativas de inserção sócio-cultural aos moradores da região, já desenvolvido em outras atividades promovidas pela entidade. Além do aspecto cultural e social, o nosso festival também irá proporcionar geração de renda e postos de serviços na região, através da contratação de pessoas físicas e jurídicas para a prestação de serviços de infra-estrutura e produção.

A Semana da Música é um momento de aperfeiçoamento técnico e musical para os estudantes, mas também uma oportunidade de apreciação musical para o público. O festival contribui para a democratização cultural, visto que todos os concertos são gratuitos e realizados em locais de fácil acesso. Em geral, as apresentações acontecem em locais tombados pelo Patrimônio Histórico e Cultural, como a Igreja Matriz de Santo Antônio e a Capela de Santana da Fazenda Pé do Morro. Além disso, grande estrutura dentro da cidade é mobilizada para a realização das oficinas, alojamento dos estudantes e hospedagem dos músicos convidados.

 

O que acontece na Semana da Música:

 

A Semana da Música oferece uma programação intensa e extensa durante os dez dias de realização: concertos gratuitos todas as noites; recitais de alunos em locais públicos e centros comunitários e sociais da cidade; oficinas de instrumentos de cordas, sopros, piano, violão, musicalização infantil, prática de orquestra e apreciação musical. Entre as oficinas, destaca-se a destinada às crianças e adolescentes carentes dos projetos sócio-culturais “Dando Cordas” e "Sopros" – executados com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e do Fundo Estadual de Cultura. Também são realizadas exposições de artigos relacionados à música e partituras.

bottom of page