Obras Comissionadas
Obras encomendadas pela Casa de Música a compositores atuais brasileiros e estrangeiros. As obras são escritas especialmente para a Orquestra de Câmara de Ouro Branco. O Projeto tem como proposta estimular e divulgar a pesquisa e a produção da música erudita contemporânea.
Em 2005, foram encomendadas e estreadas as primeiras obras:
-
Peripécias, de Calimério Soares
-
Sinfonieta Terza, de Ernani Aguiar
-
Ogum de Nagô, de Carlos Alberto Pinto Fonseca
-
Vertigem, Ópio e Lumenescência, de Ronaldo Cadeu
-
Cores e Formas, de Oiliam Lanna
Em 2007, outras três obras foram estreadas no Circuito Cultural de Abril, nas cidades de Tiradentes, Belo Horizonte e Ouro Branco:
-
Noctâmbulos, de Rufo Herrera
-
Concertino para Viola e Cordas, de Avelar Jr.
-
Pequena Fantasia, de Nelson Salomé
Em 2009 foi criado o Circuito Cultural Parcerias em conjunto com o projeto “Concertos para Uberlândia”, coordenado pela a Pianista Viviane Taliberti. O propósito desta criação foi o de abrir espaço para a divulgação de Jovens Músicos, incentivando a carreira profissional e possibilitando a inserção dos mesmos no mercado de trabalho.
O diferencial deste projeto foi que os músicos selecionados tiveram a oportunidade de solar frente à orquestra pela primeira vez. O projeto aconteceu nas cidades de Uberlândia, Araguari, Ouro Branco e São João Del Rei, tendo grande repercussão no meio musical, nas comunidades e conquistando o apoio dos órgãos afins.