top of page

Festival de Violoncelos de Ouro Branco

O Festival de Violoncelos promovido pela Casa de Música de Ouro Branco é hoje um dos principais eventos dedicados à musica erudita no interior de Minas.

 

Com coordenação de Kênia Libanio, o evento tem direção artística do violoncelista Matias de Oliveira Pinto. Pedagogo muito solicitado, Matias é professor de violoncelo na Universidade das Artes de Berlim e na Faculdade de Música de Münster. Realiza extensas tournées pelos EUA, vários países da América do Sul, toda a Europa, Ásia, Nova Zelândia e Austrália, apresentando-se também em importantes festivais.

 

O Festival de Violoncelos conta com master classes, palestras sore temas diversos, recitais e concertos. Além disso, a programação inclui o Concurso Nacional de Violoncelo, que atrai músicos e estudantes de níveis diversos. Mesmo nos anos de pandemia, o festival teve continuidade com a versão online e, dessa forma, não deixou de realizar suas atividades.

 

O encontro de gerações e a troca de experiência são características importantes do festival, já que pessoas de vários estados brasileiros e até de outros países participam deste encontro de saberes, ensino e muita música.

 

Nomes de destaque no cenário cultural já participaram do Festival de Violoncelos e seguem como parceiros da iniciativa, como os violoncelistas Fábio Presgrave, Kayami Satomi, Eduardo Swerts, Marcio Carneiro, a pianista Risa Adachi e muitos outros.

 

O Festival de Violoncelos de Ouro Branco já faz parte do nicho de eventos culturais que acreditam que a música é capaz de mudar o mundo.

bottom of page