Dando Cordas

Em março de 2006, a Casa de Música criou o Projeto Dando Cordas, voltado para crianças e adolescentes de Ouro Branco, com idade entre 09 e 17 anos. O Projeto atende hoje cerca de 165 alunos, eles têm acesso totalmente gratuito às aulas de violino, viola, violoncelo, contrabaixo e violão. Além disso, recebem material didático e o instrumento.

As aulas do Projeto são em grupo, com o objetivo de estimular a socialização. Os alunos têm de duas a três aulas por semana: aula prática do instrumento, aula de teoria musical (musicalização) e prática de orquestra.

Como participar?

Para participar do Dando Cordas, a criança ou o adolescente interessado devem antes passar por um processo seletivo, que acontece no início de cada ano. No processo, os professores avaliam a capacidade motora, concentração, interesse e disponibilidade do candidato. É dada prioridade aos estudantes de escolas públicas.

A seleção acontece nos meses de Janeiro e Julho contando com a participação de várias crianças e adolescentes. Os alunos são selecionados e participam das atividades da Casa de Música!

Avaliação

Os alunos do Dando Cordas são avaliados semestralmente pelos professores da Casa de Música, a fim de se observar o aproveitamento e o desenvolvimento técnico e musical. Os que conseguirem obter nota acima da média de 60 pontos, continuam no Projeto no ano seguinte. Cada caso é analisado individualmente pelos professores, levando-se em conta também o histórico e as condições sociais de cada aluno.

Intercâmbio

Com a finalidade de incentivar o intercâmbio cultural e a bagagem de conhecimento musical, a Casa de Música promove atividades extra-classes para os alunos. Todos os concertos promovidos pela entidade são gratuitos, assim os alunos do Projeto podem conhecer mais sobre as formações de grupo de câmara, repertório, compositores, ou seja, aproximar- se e desvendar cada vez mais os mistérios e a magia do imenso universo que é a música erudita! Além disso, anualmente, no mês de outubro, os alunos participam também das oficinas da Semana da Música de Ouro Branco, tendo a oportunidade de fazer aulas com professores renomados e conhecer estudantes de música de todo o Brasil.

Recitais e apresentações

A cada seis meses, a Casa de Música promove recitais com os alunos do Projeto Dando Cordas. O Recital é o momento que o aluno tem para mostrar à família e aos amigos o resultado do trabalho desenvolvido naquele semestre com os colegas de turma e professores.

Também são realizadas apresentações da Orquestra de Violões e Orquestra de Cordas do Projeto Dando Cordas em festividades, centros comunitários e sociais de Ouro Branco. A proposta é divulgar a música erudita e o Projeto Dando Cordas.

Seleção

A seleção do Projeto Dando Cordas acontecem semestralmente nos meses de Janeiro e Julho. Podem se inscrever crianças e adolescentes que morem em Ouro Branco e região, que tenham entre 09 e 17 anos de idade. Serão priorizadas as crianças e adolescentes que estudam em escolas da rede público.

As inscrições podem ser feitas pessoalmente na Casa de Música (Av. Augusto Barbosa da Silva, 313 - Pioneiros - Ouro Branco - MG), por telefone (31-3742-3553) e por e-mail.

Os Projetos Dando Cordas e Sopros são desenvolvidos pela Casa de Música de Ouro Branco e contam com o patrocínio da Gerdau, por meio das Leis Federal e Estadual de Incentivo à Cultura; e do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), por meio do Fundo Estadual de Cultura.