14ª Semana da Música de Ouro Branco - Edição Virtual

Publicado
22 de Out
2020

Casa de Música comemora sucesso da edição virtual da Semana da Música de Ouro Branco

Público acompanhou de casa as apresentações, enquanto estudantes tiveram a oportunidade de aprender com grandes mestres da música erudita. Palestras e Gastrofônica ainda podem ser vistas!

A Casa de Música de Ouro Branco conseguiu vencer mais um desafio: a realização de uma edição virtual da já tradicional Semana da Música nos dias 16, 17 e 18 de outubro. “O evento já é tradicional na cidade de Ouro Branco e região. Com a pandemia do Covid-19 reunimos esforços de nossa equipe para nos adaptarmos a um novo formato que permitisse a realização do festival ao invés de seu cancelamento”, relata Kênia Libânio, coordenadora da Casa de Música.

A abertura da Semana da Música já foi inovadora com a Gastrofônica, que reuniu no canal de Youtube da Casa de Música gastronomia e um programa de concerto especial. A chef Silvana Watel, do restaurante Au Bon Vivant, de Belo Horizonte, ensinou ao público a feitura de pratos que deixaram a todos com água na boca, como um lombo recheado com maçã, molho de cerveja, panquecas alemãs e um consomêde beterraba, queijo de cabra e torradas de nozes. Todos eles preparados com algum dos ingredientes incluídos na cesta que a Casa de Música organizou com produtores de Ouro Branco. Em seguida, a Orquestra de Câmara executou um repertório pensado pelo Maestro Marcos Silva Santos. A ideia era que as músicas harmonizassem com os pratos. O vídeo da primeira edição da Gastrofônica já teve quase setecentos acessos e ainda pode ser visto.

“Uma das vantagens da edição virtual é que algumas peças seguem disponíveis em nossa página no Youtube (www.youtube.com/casademusicadeourobranco). Então caso alguém tenha perdido as palestras e a Gastrofônica tem a chance de assistir agora”, explica Kênia.

A coordenadora da Casa de Música conta que pessoas de todo o Brasil e de outros países se cadastraram para participar das master classes. Foram quase 130 inscritos como ouvintes e 60 como executores. Além disso, o público em geral acompanhou atento palestras como A Música, os Músicos e a Pandemia com o médico João Gabriel Marques Fonseca e  Estudo de Música na Alemanha, com Matias de Oliveira Pinto ( violoncelista e coordenador artístico do festival) e Stephan Froleyks (diretor da Musikhochschule Münster).

A Semana da Música contou ainda com a participação de músicos como Viviane Taliberti (piano) Sérgio Monteiro (piano), Risa Adachi (piano) Fábio Presgrave (violoncelo), Flávio Gabriel (UFRN), Eduardo Swerts (violoncelo), Thiago Ellwanger (violino), Marcin Dylla (violão), Alessandro Borgomanero (violino), Tomoko Akasaka (viola) e Neto Bellotto (contrabaixo), além da Orquestra de Câmara de Ouro Branco.

“Em um ano repleto de desafios, a música conseguiu nos dar força para seguir e realizar esta edição do festival. Encerramos com muita esperança e satisfação com nossos professores, alunos e alunas e com o público. Só tenho que agradecer a todos que colaboraram”, completa Kênia.

Casa de Música de Ouro Branco

A Casa de Música é uma entidade sem fins lucrativos que desenvolve ações na área de ensino e divulgação da música erudita. Criada em 2001 por um grupo de professores e pais de alunos, a entidade tem como principais objetivos promover a difusão e a divulgação do acesso à música, criar alternativas de inserção e incentivar o intercâmbio cultural e a carreira de jovens músicos.

Mais informações: www.casademusica.org