Evento será realizado de 04 a 11 de abril de 2020 e amplia sua programação. Estudantes e músicos interessados em participar devem se inscrever até 20 de março
A Casa de Música de Ouro Branco realiza em 2020 a sétima edição do Festival de Violoncelos e a primeira edição do Festival de Contrabaixos. “A partir de agora o festival passa a contemplar os dois instrumentos. É uma forma de ampliar as atividades propostas e a participação dos músicos, já que contrabaixo e violoncelo possuem algumas similaridades”, diz Kênia Libânio, coordenadora da Casa de Música de Ouro Branco.
Entre 04 e 11 de abril, o evento reúne na cidade mineira estudantes, professores e músicos de diversas partes do Brasil e até mesmo de outros países.
Os interessados podem se inscrever entre os dias 10 e 20 de março por meio do site: www.casademusica.org;
A seleção será feita pela direção artística do festival através de análise de currículo e vídeo postado.
O Festival oferece master classes, oficinas e promove recitais e concertos, vários deles com a participação dos alunos e professores.
O evento tem a direção artística do violoncelista Matias de Oliveira Pinto, idealizador do projeto. Pedagogo muito solicitado, Matias é professor de violoncelo na Universidade das Artes de Berlim e na Faculdade de Música de Münster. Realiza extensas tournées pelos EUA, vários países da América do Sul, toda a Europa, Ásia, Nova Zelândia e Austrália, apresentando-se também em importantes festivais.
Em sua primeira edição, o Festival de Contrabaixo conta com a direção artística de Nilson Bellotto Neto, spala da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, e com a participação dos contrabaixistas do grupo DOCONTRA.
Estão confirmados os músicos:
Violoncelos: Eduardo Swerts, Fabio Presgrave, Fred Nable, Kayami Satomi, Julia Wasmund, Márcio Carneiro e Nuria Rosa Muntañola.
Contrabaixos: Pablo Guinez, Rossini Parucci, Sérgio Oliveira,Valdir Claudino e Wallace Mariano.
O Evento é uma realização da Casa de Música e Prefeitura Municipal de Ouro Branco e patrocinado pela Gerdau, Milplan Engenharia, JM Empilhadeiras pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com o apoio da Embaixada da Espanha, Orquestra Sesiminas/Musicoop, Hotel Verdes Mares, Fazenda Pé do Morro.
A programação completa será divulgada em breve.