Concerto de canto e piano

Publicado
09 de Set
2014

Concerto de canto e piano é parte da programação de setembro da Casa de Música de Ouro Branco

Apresentação no dia 18 tem no repertório peças de F. Schubert, F. Mompou, E. W.  Korngold, H. VillaLobos, R. Gnatalli, M. Nobre, dentre outros.

A entrada é gratuita.

A série Concertos para Ouro Branco, promovida pela Casa de Música, procura diversificar a programação a cada mês. Por isso, em setembro, o programa apresenta um concerto de canto e piano. No dia 18 (quinta-feira), às 20h, no auditório do Hotel Verdes Mares, o público terá a chance de assistir ao recital de Valquíria Gomes (soprano), Thiago Roussin (baixo barítono) e

Hélcio Vaz  (piano).

O repertório traz peças de F. Schubert, F. Mompou, E. W.  Korngold, H. VillaLobos, R. Gnatalli, M. Nobre, dentre outros. Pode-se dizer que a relação entre o erudito e o popular permeia a obra de alguns deles.O austríaco Schubert foi um dos pioneiro do gênero"lied", canção em alemão. O estilo que ele desenvolveu influenciou não só a geração posterior de compositores, mas também a concepção de canção popular no século XX. No Brasil, Villa Lobos, Gnatalli e Nobre são três ícones da música erudita conhecidos por usar ritmos populares e regionais como material de base para composição.

A entrada para o concerto é gratuita.

A Casa de Música conta com patrocínio da Gerdau, Milplan e White Martins através das Leis Estadual e Federal de Incentivo à Cultura.

Os músicos

Thiago Roussin – baixo- barítono

Baixo-barítono, é bacharel em canto pela Escola de Música da UEMG, formando-se na classe da professora Marisa Simões. Atuou como solista em obras como, o moteto “Jesu Meine freude” de D. Buxtehude, as Cantatas 32, 82, 131, 156, 211 e 212 de J. S. Bach, “Réquiem” de W. A. Mozart, Credo de M. Julião de Silva Ramos, gravando-o no 8o Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora, “Via Crucis” de F. Liszt e das óperas “La Descente d’Orfheé aux Enfers” de Marc-Antoine Charpentier e “Cosí fan Tutte” de W. A. Mozart, dentre outras.Foi vencedor dos concursos “Segunda Musical” da Assembleia Legislativa de Minas Gerais e BDMG Cultural, ambos em 2006, Jovens Solistas da 4o Semana da Música de Ouro Branco em 2007, I Concurso para Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais na Categoria Canto em 2010 e semifinalista no 8o Concurso Internacional de Canto Bidu Sayão no ano de 2008.

Como cantor do Coral Lírico de Minas Gerais já participou das óperas “Aida”, “Macbeth”, “La Traviata”, “Nabucco” e Un Ballo in Maschera” de G. Verdi, “Il Guarany” de Carlos Gomes, “Turandot” “La Bohème” e “Tosca” de G. Puccini, “Les Pêcheurs de Perles” de G. Bizet, “Andrea Chénier” de U. Giordano e várias obras sinfônico corais e corais como a “9o Sinfonia” de L. van Beethoven e “Carmina Burana” de C. Orff. Em maio de 2011, juntamente com o Coro e Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo apresentou o “Réquiem” de G. Verdi na Sala São Paulo.Como professor de técnica vocal, atuou junto ao Coral Vozes da Serra na Casa de Música de Ouro Branco de 2005 a 2007 e no ano de 2012, na Escola de Música de São Brás do Suaçuí. Desde 2004 está á frente do Coro Palestrina de Itatiauiçu como professor e condutor.Em 2013, foi assistente de direção na ópera “Dido and Aeneas” de H.Purcell, obra produzida pela Escola de Música da UFMG.

Valquíria Gomes - soprano

Natural de Brasília (DF) começou a estudar canto lírico em 2007 no Centro de Formação Artística do Palácio das Artes. Desde então, já participou de masterclass com Marília Vargas, Rodrigo del Pozo, Jason Stearns, Dominique Visse, Maria Cristina Kiehr, Adriana Fernandez e Kalinka Damiani. Cantou sobre a batuta de diversos maestros como Márcio Miranda, Vivian Assis, Roberto Duarte, Roberto Tibiriçá, Abel Rocha, Lincoln Andrade, Marcelo Ramos e Gabriel Rhein-Schirato. Em 2008, foi selecionada para participar da ópera Aida de G. Verdi junto ao Coral Lírico de Minas Gerais. Em 2012 e 2013 participou de duas edições da Oficina de Música de Curitiba no curso de Ópera Estúdio, onde fez parte do elenco da ópera “A Flauta Mágica” de W. A. Mozart como Pamina e da ópera “Gianni Schicchi” de G. Puccini no papel de Lauretta. Em 2012, foi selecionada a participar como bolsista no Festival Internacional de Campos do Jordão onde recebeu aulas da soprano alemã Sussane Bernhard. Neste mesmo ano foi solista na ópera Apollo et Hyacinthus de W.A. Mozart realizada pela UFMG, no papel de Melia. Junto ao quarteto Vocal Libertas foi classificada no maior concurso de música de câmara do Brasil, o programa Pré Estréia da TV Cultura em 2012, e em 2013 da nova edição do mesmo programa atualmente intitulado Prelúdio. Desde de dezembro de 2012 faz parte do Coral Lírico de Minas Gerais onde apresentou repertório extenso que inclui concertos e óperas de G. Fauré, G. Verdi, Christopher Parker, J. S. Bach, Duke Ellington, L. Beethoven. Apresentou em 2013 a Missa da Coroação de W. A. Mozart como soprano solista no XV Congresso Nacional de Meninos Cantores do Brasil. Em março de 2013 fez parte do JSB Ensemble, grupo formado por jovens cantores e instrumentistas selecionados mundialmente para apresentarem repertórios específicos de J. S. Bach regidos pelo internacionalmente reconhecido especialista do compositor: Helmuth Rilling. Em 2013, a obra escolhida foi a Paixão Segundo São Mateus apresentada em Stuttgart na Alemanha com turnê pelo Chile.

Casa de Música de Ouro Branco

A Casa de Música é uma entidade sem fins lucrativos que desenvolve ações na área de ensino e divulgação da música erudita. Criada em 2001 por um grupo de professores e pais de alunos, a entidade tem como principais objetivos promover a difusão e a divulgação do acesso à música, criar alternativas de inserção e incentivar o intercâmbio cultural e a carreira de jovens músicos.

Mais informações: www.casademusica.org

SERVIÇO

Série Concertos para Ouro Branco

Concerto de canto e piano

18 de setembro de 2014 (quinta-feira)

Local: Auditório do Hotel Verdes Mares (rua Santo Antônio, 115, Ouro Branco)

Horário: 20h

Entrada gratuita

Programa

Peças de F. Schubert, F. Mompou, E. W.  Korngold H. VillaLobos, R. Gnatalli, M. Nobre, entre outros.