Circuito Cultural 2014

Publicado
24 de Mai
2014

 Série “Concertos para Ouro Branco” recebe violonista Ricardo Marçal

Músico se apresenta dia 29 de maio no auditório do Hotel Verdes Mares. No repertório, obras de Scarlatti, Gnatalli, entre outros.

O interior de Minas Gerais tem a oportunidade de apreciar a música violonista Ricardo Marçal, dia 29 de maio, quinta-feira, às 20h, no auditório do Hotel Verdes Mares, como parte da série “Concertos para Ouro Branco”, projeto da Casa de Música.

A intensa carreira do violonista belo-horizontino Ricardo Marçal vem atraindo a atenção de publico e crítica. Ricardo tornou-se bacharel em Música pela UFMG em 2007 e foi bolsista do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão por dois anos. Seus estudos regulares prosseguiram com o aclamado violonista Fábio Zanon e, a convite do maestro Oscar Ghiglia, aperfeiçoou-se nos cursos anuais de verão da Accademia Musicale Chigiana de Siena, na Itália.

Como solista é convidado regular de algumas das mais importantes salas de concerto do Brasil. Ao mesmo tempo, dedica-se a projetos de democratização da música – como o “Elegia ao violão”, que já está em sua 2ª edição, e o “Música nas Igrejas”, que está criando uma série de música de câmara nos municípios mineiros de Betim, Brumadinho, Contagem, Crucilândia e Esmeraldas.

Como camerista, acaba de realizar uma turnê com o Quarteto de Cordas da família Barros – com um repertório de obras da chamada Primeira Época de Ouro do Violão – e é membro fundador do quarteto de violões Corda Nova, que já está no seu terceiro espetáculo.

PROGRAMA

Ricardo Marçal inicia o concerto com a as sonatas K. 491 e K. 391 do italiano Domenico Scarlatti. As composições mais conhecidas de Scarlatti são sonatas para teclado em um único movimento, em que empreendeu abordagens harmônicas bastante inovadoras, apesar de ter feito também obras para orquestra e voz. No caso das peças apresentadas no concerto, foram transpostas para violão por Fábio Zanon.

Em seguida, Marçal apresenta Les Folies d'Espagnevariéeset un Menuet Op. 15, do espanhol Fernando Sor, o primeiro grande compositor a se dedicar, de forma especial, ao violão (guitarra clássica), tal qual conhecemos hoje. A próxima obra é Pequena Suíte, do arranjador, compositor e instrumentista brasileiro Radamés Gnattali. Obra de outro brasileiro também está no programa: Doze Estudos para Violão, de Franisco Mignone, que fazem parte de uma importante parte da história e do desenvolvimento do violão no país.

A peça escolhida na sequência é Una Limosna por el Amor de Dios, do compositor e violonista paraguaio Augustín Barros. Marçal encerra o concerto com Sonata nº 1, do argentino Carlos Guastavino. Aluno de Manuel de Falla, é considerado como um dos maiores compositores argentinos do século XX, tendo produzido mais de 500 obras, na sua maioria canções para piano e voz, muitas ainda não publicadas.

A entrada para o concerto é gratuita.

A Casa de Música conta com patrocínio da Gerdau, Milplan e White Martins por meio das Leis Estadual e Federal de Incentivo à Cultura

Série de Concertos para Ouro Branco

A série Concertos para Ouro Branco foi criada em 2004 e tem como principais finalidades a formação de público e a consolidação de um calendário cultural para a cidade de Ouro Branco.

As apresentações são realizadas por músicos e grupos de câmaras reconhecidos no cenário nacional e internacional da música erudita. A intenção é que a série atinja cada vez uma nova parcela da população da cidade, aumentando, assim, a ampliação do acesso à cultura.Por meio dos concertos, o público tem a oportunidade de conhecer as várias possibilidades de formação de grupos de câmara e repertórios da música erudita. Todos os concertos têm entrada gratuita.

SERVIÇO

Concerto Ricardo Marçal

Violão

Data: 29 de maio

Horário: 20h

Local: auditório do Hotel Verdes Mares (r. Santo Antônio, 115, Centro – Ouro Branco)

Entrada gratuita

Programa

SCARLATTI, Domenico  Sonata K. 491 Allegro

  Sonata K. 391 Allegro

  (transc. Fábio Zanon)

SOR, Fernando  Les Folies d'Espagnevariéeset un Menuet Op. 15

GNATTALI, Radamés                   Pequena Suite

I - Pastoril

II - Toada

III - Frevo

MIGNONE, Francisco            “Doze Estudos para Violão”

Nº 9 – Allegro Moderato

Nº 4 – Allegro Scherzoso

BARRIOS, Agustín Una Limosna por el Amor de Dios

GUASTAVINO, Carlos  Sonata nº 1

I - Allegrodeciso e molto rítmico

II - Andante lento

III - Allegrospiritoso

Casa de Música de Ouro Branco

A Casa de Música é uma entidade sem fins lucrativos que desenvolve ações na área de ensino e divulgação da música erudita. Criada em 2001 por um grupo de professores e pais de alunos, a entidade tem como principais objetivos promover a difusão e a divulgação do acesso à música, criar alternativas de inserção e incentivar o intercâmbio cultural e a carreira de jovens músicos.

 Mais informações no site www.casademusica.org