Concertos para Ouro Branco apresenta Duos "CarmoPassos" e "AlvesFarias"

Publicado
21 de Out
2013

Concertos em Ouro Branco percorrem a história da música

Dia 24 de outubro, grupos apresentam composições de períodos e estilos diversos. Nos programas, obras de Piazzolla, Villani-Côrtes e  Johannes Brahms

Dois duos e um repertório que percorre parte da história da música pelo mundo, em diferentes épocas, estilos e nacionalidades. Assim a série Concertos para Ouro Branco, iniciativa da Casa de Música, tem continuidade no mês de outubro. No dia 24, às 20h, no auditório do Hotel Verdes Mares, o público da cidade do interior mineiro tem a chance de apreciar os duos Carmo Passos (formado pelo clarinetista Márcio André Castro Carmo e pelo pianista Rafael Passos) e AlvesFarias (Sandra Alves, flautista, e Gustavo Farias, violonista).

Os programas escolhidos trazem obras de períodos diversos da música. O duo Carmo Passos abre o concerto com a Sonata n°2, em Mi Bemol Maior, Op. 120, do compositoralemãoJohannes Brahms, uma das mais importantes figuras do romantismo musical europeu do século XIX. Em seguida, tocam Canzonetta, do compositor, organista e regente francêsGabriel Pierné; Luz, do mineiro Edmundo Villani-Côrtes e Fantasiestücke, Op. 43, do dinamarquês Niels Wilhelm Gade, contemporâneo de Robert Schumann e representante das escolas nacionais nórdicas. Já o duoAlvesFarias inicia a apresentação com Sonatina op.205, do italiano Mario Castelnuovo-Tedesco. Na sequência, outra peça de Villani-Côrtes: Cinco Miniaturas Brasileiras. Os dois duos incluíram no repertório obras daquele que transformou a linguagem do tango: o bandoneonista e compositor argentino Astor Piazzolla.

A Casa de Música tem patrocínio da Gerdau (Lei Estadual de Incentivo à Cultura), Milplan, Elba e Sodexo (Lei Rouanet). A entrada é gratuita. 

SERVIÇO

Série Concertos para Ouro Branco

Duo Carmo Passos e Duo AlvesFarias

Márcio André do Carmo e Rafael Passos

Sandra Alves e Gustavo Farias

Quando: 24 de outubro, às 20h

Onde: Auditório do Hotel Verdes Mares (r. Santo Antônio, 115 – Ouro Branco)

Entrada gratuita

PROGRAMA

CLARINETA E PIANO

Brahms, Johannes  Sonata n°2, em Mi Bemol Maior, Op. 120

I - Allegro Amabile

Pierné, Gabriel  Canzonetta

Piazzolla, Astor  Oblivion

Villani Cortes, Edmundo  Luz

Gade, Niels W.  Fantasiestücke, Op. 43

I - Andantino con moto

II - Allegro vivace

III - Ballade – Moderato

IV - Allegro molto vivace

FLAUTA TRANSVERSA E VIOLÃO

Castelnuovo-Tedesco, Mario  Sonatina op.205

  I – Allegretto grazioso

  II – Tempo di Siciliana

  III – Scherzo – Rondo

Villani Cortes, Edmundo  Cinco Miniaturas Brasileiras

  I – Prelúdio

  II – Toada

  III – Choro

  IV – Canção de Ninar

  V – Baião

Piazzolla, Astor  Histoire Du Tango

  I – Bordel 1900

  II – Café 1930

  III – Night-club 1960

  IV – Concert d’aujourd’hu

Duo Carmo Passos

O duo de clarineta e piano é composto por Márcio André Castro Carmo, clarineta, e Rafael Passos Silva, piano. O duo foi formado no ano de 2012 com o intuito de explorar as especificidades dessa formação e desenvolver o vasto repertório de música de câmara para esses instrumentos, incluindo o repertório erudito brasileiro. Nesse mesmo ano foi um dos vencedores do concurso da Série de Concertos “Sexta Musical”, promovido pela Sociedade de Concertos Sinfônicos de São João del-Rei, e da “Terça no Solar”, pelo Concurso Música XXI. Recentemente foi um dos vencedores do ConcursoSegunda Musical 2013, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Duo AlvesFarias

Sandra Alves iniciou seus estudos musicais aos 9 anos de idade. É mestre em Música, especialista em Educação Musical e graduada em Flauta transversal pela UFMG. Ocupa a vaga de 1ª flauta da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, atua como professora de flauta transversal em Ouro Branco e Belo Horizonte e desenvolve intensa atividade camerística em diversas formações.

Gustavo Farias iniciou seus estudos de violão em 2001 com o Maestro Charles Roussin. Participou de festivais e master classes com renomados violonistas da atualidade como Eduardo Issac (Argentina), Mario Ulloa (Costa Rica/BRA), Paul Galbraith (Escócia/BRA), José Antonio Escobar (Chile) e Fábio Zanon. Em 2009 conquistou o terceiro lugar no “III Concurso de Violão Eustáquio Grilo” em Brasília, mesmo ano que se tornou bacharel em violão pela UEMG na classe do prof. Celso Faria. Atualmente cursa o mestrado em música pela UFMG, é professor de violão e coordenador cultural e pedagógico da Casa de Música de Ouro Branco.

Série de Concertos para Ouro Branco

A série Concertos para Ouro Branco foi criada em 2004 e tem como principais finalidades a formação de público e a consolidação de um calendário cultural para a cidade de Ouro Branco.

As apresentações são realizadas por músicos e grupos de câmaras reconhecidos no cenário nacional e internacional da música erudita. A intenção é que a série atinja cada vez uma nova parcela da população da cidade, aumentando, assim, a ampliação do acesso à cultura. Por meio dos concertos, o público tem a oportunidade de conhecer as várias possibilidades de formação de grupos de câmara e repertórios da música erudita. Todos os concertos têm entrada gratuita.

Casa de Música de Ouro Branco

A Casa de Música é uma entidade sem fins lucrativos que desenvolve ações na área de ensino e divulgação da música erudita. Criada em 2001 por um grupo de professores e pais de alunos, a entidade tem como principais objetivos promover a difusão e a divulgação do acesso à música, criar alternativas de inserção e incentivar o intercâmbio cultural e a carreira de jovens músicos.

Mais informações: www.casademusica.org