Orquestra de Câmara de Ouro Branco abre a Serie de Concertos 2013

Publicado
10 de Mai
2013

 

Orquestra de Câmara de Ouro Branco realiza concerto e tem jovem oboísta como convidado

Com apenas 12 anos, Giovanni Martins se apresenta com o grupo dias 14 e 17 de maio em Ouro Branco

A Orquestra de Câmara de Ouro Branco tem dois concertos agendados para os próximos dias. Na terça-feira, 14 de maio, o grupo se apresenta às 20h, na Loja Maçônica Estrela de Ouro Branco. Já na sexta-feira, 17 de maio, o público pode apreciar a boa música no auditório do Hotel Verdes Mares, também às 20h.

Em ambas apresentações, a orquestra abre a noite com Concerto para oboé no. 2, de G.F. Handel. O solo fica por conta do oboísta Giovanni Martins, de apenas 12 anos. Aplaudido pela comunidade musical e pelos críticos, o jovem instrumentista é de Ouro Branco e foi na Casa de Música que ele desenvolveu o dom que agora ecoa nos principais palcos de Minas. Giovanni iniciou os estudos aos sete anos e é o retrato fiel  do trabalho que a entidade realiza há mais de uma década no interior do Estado e que continua com total intensidade em 2013: a difusão da cultura e do ensino musical.

Em seguida, o repertório traz Sinfonia no. 1, de William Boyce, compositor barroco inglês. O próximo número é Eine Kleine Nachtmusik, de W.A. Mozart, pequena serenata escrita em 1787 e uma das obras mais executadas do gênio austríaco. O encerramento do concerto será com St. Paul’s Suite, de Gustav Holst.

A entrada para os concertos é gratuita.

Orquestra de Câmara de Ouro Branco

Criada em 2001, a Orquestra de Câmara de Ouro Branco é formada por cerca de 20 alunos das oficinas de instrumentos da Casa de Música de Ouro Branco. Desde então, vem realizando diversos concertos em Ouro Branco e nas cidades da Estrada Real, dentro do Projeto Circuito Cultural, com o patrocínio da Gerdau, por meio das Leis Federal e Estadual de Incentivo à Cultura.

Um dos objetivos da Orquestra jovem é valorizar e incentivar a composição contemporânea de música erudita. Em 2005, a Orquestra estreou as primeiras obras comissionadas, escritas pelos compositores Calimério Soares, Carlos Alberto Pinto Fonseca, Ernani Aguiar, Ronaldo Cadeu e Oiliam Lanna. Em 2007, outras três obras foram estreadas. As obras foram compostas por Rufo Herrera, Avelar Jr. e Nelson Salomé. A Orquestra de Câmara de Ouro Branco tem como regente titular o Maestro Charles Roussin.

Casa de Música de Ouro Branco

A Casa de Música é uma entidade sem fins lucrativos que desenvolve ações na área de ensino e divulgação da música erudita. Criada em 2001 por um grupo de professores e pais de alunos, a entidade tem como principais objetivos promover a difusão e a divulgação do acesso à música, criar alternativas de inserção e incentivar o intercâmbio cultural e a carreira de jovens músicos. . O projeto conta com o patrocínio da Gerdau através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, Milplan e Elba Equipamentos e Serviços Através da Lei Federal de Incentivo à Cultura-Lei Rouanet.

Mais informações: www.casademusica.org

Serviço

Concertos da Orquestra de Câmara de Ouro Branco

14 de maio – terça-feira

Horário: 20h

Local: Loja Maçônica Estrela de Ouro Branco

17 de maio – sexta-feira

Horário: 20h

Local:  Auditório do Hotel Verdes Mares (r. Santo Antônio, 115)

PROGRAMA

G. F. Handel  Concerto para oboé no. 2, em Sib Maior, HWV 302ª

I – Vivace

II – Fuga: Allegro

III – Andante

IV – Allegro

Oboe: Giovani Martins

William Boyce   Sinfonia no. 1, em Sib maior

I – Allegro

II – Moderato e dolce

III – Allegro

W. A. Mozart   Eine Kleine Nachtmusik, K. 525

I – Allegro

II – Romanze

III – Menuetto

IV - Rondeau: Allegro

Gustav Holst   St. Paul’s Suite

I – Jig

II – Ostinato

III – Intermezzo

IV – Finale (The Dargason)