Série “Concertos para Ouro Branco” recebe a atração internacional Emsland Ensemble

Publicado
30 de Abr
2013

Série “Concertos para Ouro Branco” recebe a atração internacional Emsland Ensemble

Com o violoncelista Matias de Oliveira Pinto como convidado, um dos principais conjuntos de câmara da atualidade se apresenta dia 9 de maio, com entrada gratuita

O interior de Minas Gerais tem a oportunidade de apreciar a música do grupo alemão Emsland Ensemble, dia 9 de maio, às 20h, no Hotel Verdes Mares, como parte da série “Concertos para Ouro Branco”. O conjunto é reconhecido pela escolha de repertório, que inclui obras de épocas diversas, e também pela interpretação arrojada.

Além de se apresentar regularmente na Alemanha, o Emsland Ensemble faz extensas turnês internacionais e participa de diversos festivais. A formação do grupo não segue um modelo fixo: pode variar de um quarteto de cordas a uma sinfonietta. No concerto de Ouro Branco, o violoncelista consagrado internacionalmente Matias de Oliveira Pinto é o convidado do conjunto.

O Emsland Ensemble também dá ênfase ao trabalho didático, o que vem de encontro aos objetivos da Casa de Música, que promove a cultura por meio do ensino musical há 10 anos.  O grupo alemão faz questão de passar sua experiência a jovens músicos, tanto em workshops e Master Classes como com a fundação da Ems Dollart Philharmonie, uma Orquestra Jovem alemã e holandesa.

Para o concerto de Ouro Branco, os músicos incluíram peças de Georges Onslow (1784-1853) e Franz Schubert (1797-1828) no repertório. A entrada é gratuita. 

Série de Concertos para Ouro Branco

A série Concertos para Ouro Branco foi criada em 2004 e tem como principais finalidades a formação de público e a consolidação de um calendário cultural para a cidade de Ouro Branco.

As apresentações são realizadas por músicos e grupos de câmaras reconhecidos no cenário nacional e internacional da música erudita. A intenção é que a série atinja cada vez uma nova parcela da população da cidade, aumentando, assim, a ampliação do acesso à cultura.Por meio dos concertos, o público tem a oportunidade de conhecer as várias possibilidades de formação de grupos de câmara e repertórios da música erudita. Todos os concertos têm entrada gratuita.

SERVIÇO

Concerto Emsland Ensemble

Data: 9 de maio

Horário: 20h

Local: auditório do Hotel Verdes Mares (r. Santo Antônio, 115, Centro – Ouro Branco)

Entrada gratuita

Formação

Jeanine Thorpe, violino

Sergej Bolotny, violino

Boris Bardenhagen, viola

Olaf Nießing, violoncelo

Matias de Oliveira Pinto, violoncello

Programa

Georges Onslow (1784-1853)  Streichquintett a-moll op. 34

I - Allegro

II - Minuetto

III - Adagio espressivo

IV - Finale: Allegro non troppe presto

Franz Schubert (1797-1828)  Streichquintett C-Dur D 956

I - Allegro ma non troppo

II - Adagio

III - Presto – Trio: Andante sostenuto

IV - Allegretto

Matias de Oliveira Pinto

Nascido em São Paulo mora em Berlim, Alemanha, onde é professor de violoncelo nas universidades de Muenster e Berlim. Já se apresentou em inúmeros festivais internacionais. Solista e professor consagrado internacionalmente. Suas turnês o levaram para muitos paises da America Latina, aos EUA, por toda a Europa, Japão, Coréia, Austrália e Nova Zelândia. Gravou vários Cds, e muitos compositores importantes da atualidade ja lhe dedicaram obras.

Casa de Música de Ouro Branco

A Casa de Música é uma entidade sem fins lucrativos que desenvolve ações na área de ensino e divulgação da música erudita. Criada em 2001 por um grupo de professores e pais de alunos, a entidade tem como principais objetivos promover a difusão e a divulgação do acesso à música, criar alternativas de inserção e incentivar o intercâmbio cultural e a carreira de jovens músicos. O projeto conta com patrocínio da Gerdau, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, Milplan e Elba Equipamentos e Serviços, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura- Lei Rouanet.

Mais informações no site www.casademusica.org