14ª Semana da Música de Ouro Branco - Edição Virtual

Publicado
22 de Out
2020

Casa de Música comemora sucesso da edição virtual da Semana da Música de Ouro Branco

Público acompanhou de casa as apresentações, enquanto estudantes tiveram a oportunidade de aprender com grandes mestres da música erudita. Palestras e Gastrofônica ainda podem ser vistas!

A Casa de Música de Ouro Branco conseguiu vencer mais um desafio: a realização de uma edição virtual da já tradicional Semana da Música nos dias 16, 17 e 18 de outubro. “O evento já é tradicional na cidade de Ouro Branco e região. Com a pandemia do Covid-19 reunimos esforços de nossa equipe para nos adaptarmos a um novo formato que permitisse a realização do festival ao invés de seu cancelamento”, relata Kênia Libânio, coordenadora da Casa de Música.

A abertura da Semana da Música já foi inovadora com a Gastrofônica, que reuniu no canal de Youtube da Casa de Música gastronomia e um programa de concerto especial. A chef Silvana Watel, do restaurante Au Bon Vivant, de Belo Horizonte, ensinou ao público a feitura de pratos que deixaram a todos com água na boca, como um lombo recheado com maçã, molho de cerveja, panquecas alemãs e um consomêde beterraba, queijo de cabra e torradas de nozes. Todos eles preparados com algum dos ingredientes incluídos na cesta que a Casa de Música organizou com produtores de Ouro Branco. Em seguida, a Orquestra de Câmara executou um repertório pensado pelo Maestro Marcos Silva Santos. A ideia era que as músicas harmonizassem com os pratos. O vídeo da primeira edição da Gastrofônica já teve quase setecentos acessos e ainda pode ser visto.

“Uma das vantagens da edição virtual é que algumas peças seguem disponíveis em nossa página no Youtube (www.youtube.com/casademusicadeourobranco). Então caso alguém tenha perdido as palestras e a Gastrofônica tem a chance de assistir agora”, explica Kênia.

A coordenadora da Casa de Música conta que pessoas de todo o Brasil e de outros países se cadastraram para participar das master classes. Foram quase 130 inscritos como ouvintes e 60 como executores. Além disso, o público em geral acompanhou atento palestras como A Música, os Músicos e a Pandemia com o médico João Gabriel Marques Fonseca e  Estudo de Música na Alemanha, com Matias de Oliveira Pinto ( violoncelista e coordenador artístico do festival) e Stephan Froleyks (diretor da Musikhochschule Münster).

A Semana da Música contou ainda com a participação de músicos como Viviane Taliberti (piano) Sérgio Monteiro (piano), Risa Adachi (piano) Fábio Presgrave (violoncelo), Flávio Gabriel (UFRN), Eduardo Swerts (violoncelo), Thiago Ellwanger (violino), Marcin Dylla (violão), Alessandro Borgomanero (violino), Tomoko Akasaka (viola) e Neto Bellotto (contrabaixo), além da Orquestra de Câmara de Ouro Branco.

“Em um ano repleto de desafios, a música conseguiu nos dar força para seguir e realizar esta edição do festival. Encerramos com muita esperança e satisfação com nossos professores, alunos e alunas e com o público. Só tenho que agradecer a todos que colaboraram”, completa Kênia.

Casa de Música de Ouro Branco

A Casa de Música é uma entidade sem fins lucrativos que desenvolve ações na área de ensino e divulgação da música erudita. Criada em 2001 por um grupo de professores e pais de alunos, a entidade tem como principais objetivos promover a difusão e a divulgação do acesso à música, criar alternativas de inserção e incentivar o intercâmbio cultural e a carreira de jovens músicos.

Mais informações: www.casademusica.org

Inscrições Semana da Música 2020 Edição Virtual

Publicado
05 de Out
2020

Inscrições abertas para a edição virtual da Semana da Música de Ouro Branco

Casa de Música de Ouro Branco realiza festival entre os dias 16 e 18 de outubro. As inscrições para as oficinas podem ser feitas

 até dia 12 deste mês.

Nos dias 16, 17 e 18 de outubro faremos uma edição virtual que manterá nossa programação de recitais, master classes e concertos. A programação será divulgada em breve.

Já as oficinas e masterclass terão como professores Sérgio Monteiro e Viviane Taliberti (piano), Marcin Dylla (violão), Alessandro Borgomanero e Koh Gabriel Kameda (violino), Tomoko Akasaka (viola), Matias de Oliveira Pinto (violoncelo) e Neto Bellotto (contrabaixo).

As inscrições são gratuitas.  Os interessados em participar devem realizar o cadastro para seleção no site www.semanadamusica.com, onde está disponível também o regulamento, que deve ser lido com atenção. “Os estudantes podem optar pela participação como ouvinte ou como executante, uma novidade desta edição virtual. Cada um deles deve seguir recomendações distintas apontadas pelo edital”, afirma Kênia.

O resultado dos selecionados será divulgado dia 14 de outubro. Os alunos inscritos no festival receberão por e-mail link para registro e acesso à plataforma das atividades e ao fim do curso será disponibilizado um certificado digital.

Mais informações no site oficial do evento www.semanadamusica.com, em nossas redes sociais @casademusicaob (Instagram) e www.facebook.com/casa.demusica.1  (Facebook) ou pelo e-mail cademusicaob@gmail.com.

Casa de Música de Ouro Branco

A Casa de Música é uma entidade sem fins lucrativos que desenvolve ações na área de ensino e divulgação da música erudita. Criada em 2001 por um grupo de professores e pais de alunos, a entidade tem como principais objetivos promover a difusão e a divulgação do acesso à música, criar alternativas de inserção e incentivar o intercâmbio cultural e a carreira de jovens músicos.

Mais informações: www.casademusica.org

14ª Semana da Música de Ouro Branco

Publicado
30 de Set
2020

Música é transformação. Movida pela criatividade e paixão daqueles que a cultivam, essa arte enfrentou guerras, mudanças políticas, pestes e ajudou ao mundo encontrar novos rumos desde os primeiros tempos.

Agora não será diferente. O momento que passamos é singular e exige cuidados. Mas não podemos parar. É por isso que a Semana da Música de Ouro Branco faz questão de seguir em sua décima quarta edição. Em um ano repleto de desafios, acreditamos que essa força maior – a música – se faz ainda mais necessária para reforçar nossos laços e ser o nosso respiro.

Por isso nos dias 16, 17 e 18 de outubro faremos uma edição virtual que manterá nossa programação de recitais, master classes e concertos.

Em breve teremos aqui em nosso site mais informações sobre a programação.

Acompanhe as novidades também em nossas redes sociais:

@casademusicaob (Instagram) e www.facebook.com/casa.demusica.1 (Facebook)

Doadores Imposto Renda 2020

Publicado
29 de Jul
2020


Doadores do Imposto de Renda 2020

Nossos agradecimentos a todos os parceiros, amigos da Casa de Música que destinaram seu Imposto de Renda em benefício das crianças e adolescentes dos nossos projetos.

ALESSANDRA DOS SANTOS RODRIGUES

ANDRÉ LUIZ DE SOUSA MENDES 

AUCY SILVEIRA DE ALCÂNTARA 

BRUNO GOMES DE CASTILHO 

CARLOS ROBERTO DOS SANTOS 

CELI ANTUNES DE MELLO CAMPOS 

DANIELA MOREIRA FRANCO 

ELIZABETH CÂNDIDA DE ARAÚJO MARINHO 

FERNANDO PEREIRA DO NASCIMENTO 

GILZA LYDIA DE SOUSA FERREIRA MAIA 

GUSTAVO TASCA 

HERNANI TASCA CARVALHO 

HILTON LUÍS PEREIRA LOPES   

IONE GOMES MAGALHÃES 

JOSIANE GOMES SOUZA 

KARYNE DE OLIVEIRA NASCIMENTO 

LAWRENCE A. M. GOMES

LIVIA MARA DE MORAES RODRIGUES 

MARY LOURDES PINTO DE OLIVEIRA 

MARLENE FERREIRA MOREIRA 

MAURÍCIO R S JUNIOR 

MAURO DOMINGUES TRINDADE 

NEILTON DUARTE DE SOUZA 

NEIO LÚCIO SÁ   

PAULO HENRIQUE BARRETO GUIMARÃES 

PAULO SÉRGIO FIGUEIREDO

RAMIRO VERNEQUE DE ASSIS 

RAQUEL DUARTE GARCIA 

RICARDO DE OLIVEIRA TOLEDO 

RICARDO DE SOUSA RESENDE 

ROBERTO BABO MOSQUEIRA 

RODOLFO GAUTHIER CARDOSO 

VAGNER GUIMARÃES 

VINÍCIUS VELOSO MOREIRA 

VIVIANE ALMEIDA TOLEDO       

Cancelamento Festival

Publicado
16 de Mar
2020

Cancelamento temporário do Festival de Violoncelos e Contrabaixos


Infelizmente tivemos que cancelar temporariamente o Festival devido a ameaça do COVID19.
Vamos aguardar os acontecimentos para podermos marcar uma nova data.
Contamos com a compreensão de todos!




Festival de Violoncelos e Contrabaixos de Ouro Branco

Publicado
12 de Mar
2020

Casa de Música anuncia
Festival de Violoncelos e
Contrabaixos de Ouro Branco 

Evento será realizado de 04 a 11 de abril de 2020 e amplia sua programação. Estudantes e músicos interessados em participar devem se inscrever até 20 de março

Casa de Música de Ouro Branco realiza em 2020 a sétima edição do Festival de Violoncelos e a primeira edição do Festival de Contrabaixos.  “A partir de agora o festival passa a contemplar os dois instrumentos. É uma forma de ampliar as atividades propostas e a participação dos músicos, já que contrabaixo e violoncelo possuem algumas similaridades”, diz Kênia Libânio, coordenadora da Casa de Música de Ouro Branco.

Entre 04 e 11 de abril, o evento reúne na cidade mineira estudantes, professores e músicos de diversas partes do Brasil e até mesmo de outros países. 

Os interessados podem se inscrever entre os dias 10 e 20 de março por meio do site: www.casademusica.org;

A seleção será feita pela direção artística do festival através de análise de currículo e vídeo postado. 

Festival oferece master classes, oficinas e promove recitais e concertos, vários deles com a participação dos alunos e professores. 

O evento tem a direção artística do violoncelista Matias de Oliveira Pinto, idealizador do projeto. Pedagogo muito solicitado, Matias é professor de violoncelo na Universidade das Artes de Berlim e na Faculdade de Música de Münster. Realiza extensas tournées pelos EUA, vários países da América do Sul, toda a Europa, Ásia, Nova Zelândia e Austrália, apresentando-se também em importantes festivais.

Em sua primeira edição, o Festival de Contrabaixo conta com a direção artística de Nilson Bellotto Neto, spala da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, e com a participação dos contrabaixistas do grupo DOCONTRA.

Estão confirmados os músicos:

Violoncelos: Eduardo Swerts, Fabio Presgrave, Fred Nable, Kayami Satomi, Julia Wasmund, Márcio Carneiro e Nuria Rosa Muntañola.

Contrabaixos: Pablo Guinez, Rossini Parucci, Sérgio Oliveira,Valdir Claudino e Wallace Mariano.

O Evento é uma realização da Casa de Música e Prefeitura Municipal de Ouro Branco e patrocinado pela Gerdau, Milplan Engenharia, JM Empilhadeiras pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com o apoio da Embaixada da Espanha, Orquestra Sesiminas/Musicoop, Hotel Verdes Mares, Fazenda Pé do Morro.

A programação completa será divulgada em breve. 

Festival de Violoncelos e Contrabaixos de Ouro Branco

Publicado
04 de Mar
2020

Casa de Música anuncia Festival de Violoncelos e Contrabaixos de Ouro Branco

Evento será realizado de 04 a 11 de abril de 2020. Estudantes e músicos interessados em participar devem se inscrever até 20 de março

A Casa de Música de Ouro Branco realiza em 2020 a sétima edição do Festival de Violoncelos e a primeira edição do Festival de Contrabaixos.  Entre 04 e 11 de abril, o evento reúne na cidade mineira estudantes, professores e músicos de diversas partes do Brasil e até mesmo de outros países.

Os interessados podem se inscrever  do dia 10 a 20 de março por meio do site: www.casademusica.org;.  Em breve, a página estará disponível  para as inscrições.

A seleção será feita pela direção artística do festival através de análise de currículo e vídeo postado.

O Festival oferece master classes, oficinas e promove recitais e concertos, vários deles com a participação dos alunos e professores.

O evento tem a direção artística do violoncelista Matias de Oliveira Pinto, idealizador do projeto. Pedagogo muito solicitado, Matias é professor de violoncelo na Universidade das Artes de Berlim e na Faculdade de Música de Münster. Realiza extensas tournées pelos EUA, vários países da América do Sul, toda a Europa, Ásia, Nova Zelândia e Austrália, apresentando-se também em importantes festivais.

Em sua 1ª edição, o Festival de Contrabaixo conta com a direção artística de Nilson Bellotto Neto, spala da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e com a participação dos contrabaixista do grupo DOCONTRA.

Aguardem!

Processo seletivo 1º semestre 2020

Publicado
14 de Fev
2020

 Lista com os nomes dos alunos selecionados para 1º semestre de 2020 

clique aqui => selecionados.pdf 

Página 1 de 20