Casa de Música de Ouro Branco


Em Ouro Branco, uma partitura é mais que uma folha com notas musicais. Para muitos jovens da cidade ali estão impressos sonhos que a Casa de Música trabalha para realizar. Cada escala, solfejo e acorde soa além dos instrumentos: são portas para a educação.

O acesso à cultura e à educação promovido pela associação permite, há 10 anos, que a realidade desta região de Minas seja diferente. São mais de 200 jovens que hoje têm uma nova perspectiva de futuro. Enxergam além das montanhas da cidade...

Se antes a cidade, de característica industrial, tinha dificuldades em aceitar a importância de investir em ações socioculturais, hoje reconhece que o retorno recebido por acreditar nesse tipo de iniciativa é essencial para o crescimento de um lugar. A Casa de Música contribui não só para que a cidade tenha cidadãos conscientes, como para que o  turismo e a formação de público sejam uma realidade e, dessa forma, impulsionem desenvolvimento econômico.

Estrutura da Casa de Música

Atualmente, a Casa de Música mantém mais de 200 alunos matriculados nas oficinas de musicalização infantil, prática de orquestra, violino, viola, violão, violoncelo,contrabaixo, piano, clarinete e flautas-doce e transversal. A maioria dos alunos estuda com bolsa, concedida através do patrocínio da Gerdau, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

O que no início era um sonho de um grupo de professores de música e de pais de alunos que acreditavam no ideal da entidade, agora é uma realidade palpável e com frutos.

Crianças e adolescentes que vivem em situação de risco social conquistam com a música uma nova oportunidade de viver um futuro mais digno e próspero, por meio dos Projetos Dando Cordas e Sopros. A música clássica deixa de ser uma incógnita para pessoas comuns por meio dos concertos do Circuito Cultural, realizados pela Orquestra de Câmara de Ouro Branco nas cidades da Estrada Real. E a sensibilidade do público é aguçada a cada apresentação da série Concertos para Ouro Branco, um calendário cultural que leva, gratuitamente, a leigos o que há de melhor  em repertório e formação de grupos de câmara.

Semana da Música

E toda a magia da música de transformar realidades culmina em um festival internacional, realizado anualmente em Ouro Branco.  Os olhos de todo o cenário musical do Brasil e do mundo se voltam para a cidade do interior de Minas, que tem pouco mais de 30 mil habitantes. Música é o que se escuta nos quatro cantos do município: nas praças, nos colégios, no supermercado, nos centros sociais e culturais. Mais de dez mil pessoas, entre alunos, professores renomados internacionalmente e expectadores, participam da Semana da Música.

Outras ações da Casa de Música de Ouro Branco

  • Circuito Cultural;
  • Concertos para Ouro Branco;
  • Semana da Música de Ouro Branco.

Grupos de Câmara da Casa de Música:

  • Orquestra de Câmara de Ouro Branco;
  • Grupo de Violões da Casa de Música;
  • Orquestra de Violões do Projeto Dando Cordas;
  • Orquestra de Cordas do Projeto Dando Cordas.


Os grupos de câmara da Casa de Música realizam apresentações gratuitas em Ouro Branco (locais públicos e centros comunitários e sociais) e cidades da Estrada Real.