Orquestra de Câmara de Ouro Branco

Criada em 2001, a Orquestra de Câmara de Ouro Branco é formada por cerca de 20 alunos das oficinas de instrumentos da Casa de Música de Ouro Branco. Desde então, vem realizando diversos concertos em Ouro Branco e nas cidades da Estrada Real, dentro do Projeto Circuito Cultural, com o patrocínio da Gerdau, por meio das Leis Federal e Estadual de Incentivo à Cultura.

Entre as apresentações já realizadas, pode-se destacar a da obra “A Paixão Segundo São João”, de J.S. Bach, em Ouro Preto e Belo Horizonte, com participação do Coral Ars Nova; “A Missa em Sol de Schubert”, com o Coral do Sesiminas, em Mariana e Ouro Branco; “Magnificat”, de C. Ph. Emanuel Bach e “Come, Ye Sons of Arts, away”, de Henry Purcell e “Requiem”, de W.A Mozart, com o Coro da UFMG.

Um dos objetivos da Orquestra jovem é valorizar e incentivar a composição contemporânea de música erudita. Em 2005, a Orquestra estreou as primeiras obras comissionadas, escritas pelos compositores Calimério Soares, Carlos Alberto Pinto Fonseca, Ernani Aguiar, Ronaldo Cadeu e Oiliam Lanna. Em 2007, outras três obras foram estreadas. As obras foram compostas por Rufo Herrera, Avelar Jr. e Nelson Salomé.

A Orquestra de Câmara de Ouro Branco já se apresentou com importantes solistas, como Alexandre Martins de Barros, Ariana Pedrosa, Elisa Freixo, Lílian Assumpção, Luciana Monteiro, Lúcia Alves Melo, entre outros.

Em 2009 foi criado o Circuito Cultural Parcerias em conjunto com o projeto “Concertos para Uberlândia”, coordenado pela a Pianista Viviane Taliberti. O propósito desta criação foi o de abrir espaço para a divulgação de Jovens Músicos, incentivando a carreira profissional e possibilitando a inserção dos mesmos no mercado de trabalho. O diferencial deste projeto foi que os músicos selecionados tiveram a oportunidade de solar frente à orquestra pela primeira vez. O projeto aconteceu nas cidades de Uberlândia, Araguari, Ouro Branco e São João Del Rei, tendo grande repercussão no meio musical, nas comunidades e conquistando o apoio dos órgãos afins.